sábado, 25 de abril de 2009

E se um estranho te oferece flores...

Recordam-se do comercial da Impulse?!?
E se um estranho na rua te oferece flores... É dia 25 de Abril.
Não consigo nos meus 31 anos ter a verdadeira noção de liberdade. Nunca me vi privado dela, pelo menos no sentido real da expressão.
Não sei o que é querer me exprimir e não puder, de sentir as minhas palavras e actos amordaçados.
Nunca senti na pele a dor, a escuridão, a tortura e opressão de ter a vida controlada por fios invisíveis, de me sentir como uma marioneta na mão de outro, ministros obscuros, vizinhos traidores escondidos atrás de portas, a incerteza de quem bate a porta a meio da noite.
E por vezes como nunca o sentimos, como não temos a noção, não do que ganhamos, mas do que ganharam para nós, esquecemos de dar valor a todas as personagens, mais conhecidas ou mais anónimas que nos ofereceram o que hoje temos.
Hoje é dia de andar na rua e arriscarmos-nos a receber um cravo de um estranho, de ver as bandas a tocar e sentir novamente aquele espírito patriótico e de agradecimento a quem ajudou a construir este grande pais.
Recordo-me na minha infância dos desfiles e paradas que ia assistir com o meu Avô, policia e grande patriota.
Recordo-me da mão no peito ao ouvir o hino, do orgulho no ser Português e nas palavras, de dar a nossa contribuição, das histórias mais alegres ou sombrias sobre a vida de outrora. Experiências e vivências mais alegres, mais temerosas que me ficaram retidas na memória embora não tenham sido vividas por mim.
Que a vida para a gozarmos tem de ser feita de sacrifícios, todos o sabemos. Mas que existem outros que fazem os sacrifícios por nós, raramente nos lembramos.
Vamos por isso ter um pouco mais de orgulho no nosso pais, em sermos Portugueses. Vamos honrar as personalidades conhecidas e anónimas, os que já partiram ou que ainda se encontram entre nós, que em quase 1000 anos de história orgulhosamente nos deram o que temos hoje.
A liberdade de sermos e dizer-mos o que queremos, num cantinho no mundo que é nosso e que depende só de nós para sobreviver.
Quando penso em 25 de Abril, uma das personalidades que mais me recordo é sem duvida o grande Zeca Afonso, com as suas musicas carregadas de mensagens e criticas politicas, que nos recordam e ensinam o que muitos de nós nunca chegaram a ver.

0 comentários:

 
template by suckmylolly.com